Ontem, 7 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada pelo projeto EU SafeBorders, da União Europeia, em 2004. Essa iniciativa visa provocar a sociedade a criar um ambiente virtual mais seguro e consciente. Para isso, cerca de 200 países em todo o mundo comemoram esse dia promovendo iniciativas para alertar e educar os cidadãos quanto aos seus direitos.

Compreende -se por “internet segura” todos as precauções necessárias para que se proteja tanto a infraestrutura, ou seja, os equipamentos que utilizamos, quanto a troca de informações realizadas a cada segundo.

A medida em que o mundo digital ocupa cada vez mais a vida das pessoas, é fundamental utilizar-se de diversos fatores para identificar e eliminar todas as vulnerabilidades que envolvem o espaço virtual, pois, embora as novas tecnologias tragam inúmeras vantagens, elas também dão origem a novas ameaças.

Prova disso são os dados apresentados pela multinacional Symantec, empresa de segurança na internet, que apontam que a cada minuto, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil. Crimes esses que dizem respeito a tudo que possa prejudicar o usuário, seja de forma emocional, física e até mesmo financeira, como, por exemplo os golpes online, roubo de identidade e informações, bullying virtual, ataque de sistemas e equipamentos, venda de dados pessoais etc.

Outra forma bastante comum nos dias de hoje é o phishing, uma técnica de engenharia social em que mensagens maliciosas são enviadas ao usuário fazendo com que ele clique em falsos links e forneça informações confidenciais como senhas, números de cartões de crédito e outros.

Aproveitando a celebração do Dia Internacional da Internet Segura, confira algumas dicas que podem fazer a diferença:

·         Mantenha softwares e sistemas operacionais atualizados;

·         Cuidado com informações tornadas públicas em redes sociais;

·         Certifique-se de que seus dispositivos estejam seguros;

·         Use um bom antivírus e mantenha-o atualizado;

·         Não utilize a mesma senha para todos os aplicativos e serviços. O ideal é ter uma senha diferente para cada conta;

·         Restrinja permissões de arquivos compartilhados;

·         Tenha cuidado com anúncios online;

·         Não responda mensagens de estranhos ou clique em links que prometem soluções rápidas e fáceis para problemas 

Podemos ajudar em algo?

Preencha o formulário para que possamos entrar em contato

Se preferir, pode falar diretamente no nosso WhatsApp clicando aqui